
Segundo pesquisa feita pela Câmara de Mediação inglesa, CEDR (www.cedr.com), relativamente ao mercado de mediações no Reino Unido, alguns indicadores observados chamaram à atenção:
– Somente em 2022 foram objeto de mediação 17.000 casos cíveis e comerciais, ostentando a Taxa de sucesso na base de 92%.;
– Os casos geraram em média uma economia de $50 bilhões desde 1990, reduzindo o lapso de tempo gasto na solução do conflito, minorando custos com relacionamentos desfeitos, redução de produtividade, bem como dos custos legais.
Desenvolver pesquisas auxilia na expansão dos meios alternativos de solução de conflitos corporativos diante de seu potencial de efetividade e na mitigação de custos na resolução de disputas no Brasil.
Um país com mais de 80.000.000 de processos judiciais em trâmite expõe o excesso de litigiosidade e a necessidade urgente de adoção dos meios adequados de solução de conflitos. Para tanto, é necessária a adoção de novos paradigmas que vão desde a inclusão de forma assertiva dessa reflexão no espaço de formação dos cursos de Direito, até a qualificação dos integrantes do grande sistema de justiça.
Nesse cenário, a produção de levantamentos de dados sobre os resultados obtidos com essa nova forma de tratar os conflitos presentes na sociedade se mostra fundamental, vez que evidenciam os benefícios em celeridade e economicidade na construção da paz social.
Em resumo: os discursos comovem, mas os números convencem e agregam.
#consensuar #direito #desjudicialização #meiosadequadosdesoluçãodeconflitos #novosparadigmas #resultados